domingo, 29 de março de 2009

Pequenos negócios e Inovação

Antes de mais nada gostaria de me desculpar por dois motivos: o primeiro é pela demora em colocar esse post, o segundo é pelo tamanho dos meus posts.
A primeira situação esta sendo corrigida agora que vamos discutir a inovação e os pequenos negócios. A segunda já é mais difícil, pois como poderíamos discutir esse assunto em um texto curto. Mas vamos lá.
A primeira pergunta é se as pequenas empresas inovam. A última pesquisa PINTEC do IBGE cobrindo o periodo 2001/2003 , apresenta o seguinte resultado para a taxa de inovação:

Podemos observar que apesar de um pequeno crescimento, a inovação nas empresas de até 100 funcionários é significativamente menor do que nas empresas com mais de 500 funcionários .
Entretanto essa pesquisa não responde as questões referentes aos pequenos negócios, visto que contempla apenas o universo de 84.3 mil empresas industriais com mais de 10 funcionários. O real entendimento da inovação na pequena empresa, precisa necessariamente considerar o universo de 5.028 milhões de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços existentes no Brasil ou pelo menos os 1.544 milhões de estabelecimento no Estado de São Paulo.
Alem disso a pesquisa foi concebida, considerando-se a segunda edição do “manual de Oslo” que apresenta uma definição mais restrita do conceito de inovação.
Buscando realmente entender esse processo, o SEBRAE-SP realizou a sondagem “Inovação e Competitividade nas MPEs” com uma amostra de 450 empresas que representam o universo dos 1.544 milhões de estabelecimentos de pequeno porte no Estado de São Paulo.
Para essa pesquisa foi utilizado o conceito de inovação do Sistema SEBRAE que foi traduzido da seguinte forma:
“ a sua empresa realiza aperfeiçoamentos, introduz inovações, melhorias ou novidades no seu negócio?” sendo que obtivemos a seguinte resposta:


A pesquisa toda é muito interessante a vale a pena ser consultada no site do SEBRAE-SP (http://www.sebraesp.com.br/sites/default/files/inovacao_competitividade_mpes.pdf) , mas vale a pena destacar um ponto em especial. Se compararmos 2 grupos, um composto pelas empresas que não inovam ou que inovam raramente (47% do total) e o outro composto pelas empresas que realizam inovações com alguma frequência (os 53% restantes), com relação a parâmetros com volume de produção, faturamento, produtividade por funcionário, percebemos que proporcionalmente o numero de empresas que tiveram melhorias nestes fatores no segundo grupo (inovadores) é o dobro das empresas do primeiro grupo.
Ok! Conseguimos demonstrar estatisticamente que a inovação é importante para a pequena empresa. Mas como isso funciona na pratica.
Lembrando que o nosso conceito de inovação pode ser resumido como “novidade que resulta em maior competitividade no mercado” , os pequenos negócios tem uma grande vantagem neste processo pois como são “leves” e flexíveis tem grande facilidade para implementar mudanças.
Perto de onde eu moro existe um estacionamento. Este é um pequeno negocio que como tantos outros ou estava enfrentando dificuldades financeiras ou o seu dono queria obter mais resultado do seu investimento, o fato é que ele passou a oferecer um serviço de lavagem de automóveis. Isso é uma inovação? Com certeza é a agregação de um novo processo que melhora o resultado financeiro da empresa, então é uma inovação. Depois de algum tempo ele passou a ampliar o seu horário de atendimento, oferecendo o serviço também aos domingos. Eu sei que isso pode parecer obvio, mas ninguém fazia isso antes na região, por isso é uma inovação.
Depois de algum tempo, fez acordos com alguns restaurantes da região, oferecendo serviço de estacionamento para os clientes dos restaurantes, e em seguida passou a oferecer a lavagem enquanto cliente almoça.
Vejam que nestes casos não houve nenhuma pirotecnia, apenas um empresário que identificou necessidades e passou a oferecer serviços que as atendem. Inovar é isso é estar atento e se antecipar.
Para encerrar vou contar uma lição que aprendi. A pedido da Incubadora de Guarulhos realizei uma palestra sobre inovação no auditório da Faculdade ENIAC em Guarulhos. Ao final alguém me perguntou qual o risco da inovação. Respondi que um dos riscos da inovação é que ela não de certo, ou seja, você investe tempo , esforço e recursos e não obtém o resultado esperado. Isso é verdade, mas não é o único risco da inovação. Ainda bem que alguém na platéia nos lembrou que um outro risco tão grande quanto este é acreditar que já inovamos tudo, e que podemos descansar. Isso não é verdade, inovação é um processo continuo que não pode parar, porque se pararmos, alguém vem inova mais e ficamos para traz.

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