sábado, 14 de março de 2009

Inovação e Invenção - segunda parte

Tudo bem, nem sempre um invenção vira uma inovação. Se o Sr. Fly não cantasse em um coral e precisasse de um marcador de pagina, a cola “inventada” pelo Sr.Silver ainda seria apenas uma invenção e não parte integrante de uma outra invenção que efetivamente se tornou um inovação.
Mas será que é possível inovar sem uma invenção?
Vamos pensar no caso das Sandálias Havaianas. Quando foram lançadas em 1962, já não podiam ser consideradas uma invenção,
pois foram inspiradas nas tradicionais sandálias japonesas ZORI
Não eram invenção mas podiam ser consideradas inovação?

Vocês se lembram que inovação é:
“A concepção de novo produto ou processo produtivo, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando
em maior competitividade no mercado”
O que o pessoal da Alpargatas fez com as sandálias Zori? Tocaram a palha de arroz e o tecido por um tipo de borracha que “não tem cheiro nem solta as tiras”. Essa “agregação de novas ...características ao produto...” resultou em uma maior competitividade . Em 1965 eram vendidos 1000 pares por dia. Definitivamente isso é uma inovação.

Mas como em todo caso de inovação muito bem sucedida, logo surgiram os seguidores que são comuns neste processo. Em 1970 a Alpargatas, foi obrigada a fazer uma ampla campanha para diferenciar o seu produto das imitações. Essa campanha, protagonizada pelo Chico Anisio, criou o bordão “Havaianas as legitimas, as únicas que não deformam , não soltam as tiras e não tem cheiro"







Por volta de 1994 , mais de 30 anos após o lançamento, as vendas de sandálias havaianas estavam muito baixas e o produto erra associado com a camada mais pobre da população. Neste momento , acontece mais uma inovação. As sandálias que originalmente eram bi colores ( Branca e outra cor) passaram a ser oferecidas monocromáticas. Chamadas de Havaianas Top, esse novo produto foi direcionado as classes mais altas da população e obteve um boa aceitação. A partir daí foram criadas novas segmentações : Havaianas Surf, Havaianas Brasil, Havaianas Slim, Havaianas Flash, etc . Neste processo em que o produto é caracterizado como elegante e único, através de campanhas de marketing cuidadosamente planejadas, acontece também uma conquista do mercado externo






Recentemente, um grupo de estrangeiros visitando o SEBRAE-SP, pediu para ser levado a um local onde pudessem comprar as Sandálias Havaianas. Isso é outra inovação sobre o mesmo produto.O caso das Sandálias Havaianas nos mostrou que é possível a inovação sem uma invenção. Se a Alpargatas consegue inovar sem inventar, você também pode. Duvida? Isso vai ficar para o próximo post.

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