segunda-feira, 9 de março de 2009

A relação entre o ovo e a galinha e entre inovação e invenção

Quem nasceu primeiro o Ovo ou a Galinha?
O que essa pergunta tem a ver com inovação e invenção? Em principio nada. Nada porque nestas duas perguntas podemos estabelecer uma relação de causa e efeito, mesmo que não saibamos em que ordem ela ocorre. Não importa quem vem primeiro, o outro sempre vem depois.
Já entre inovação e invenção não existe essa relação direta. Nem toda invenção vira inovação, como nem toda inovação vem de um invenção.
Ficou complicado, vamos tentar explicar.

Segundo o Aurélio, invenção é :” [Do lat. inventione.] Substantivo feminino.. Ato ou efeito de inventar, de criar, de engendrar” e inventar é :” [De invento + -ar2.] Verbo transitivo direto.. Ser o primeiro a ter a idéia de:”
Ter idéias é natural do ser humano. Todos nos temos inúmeras. Quando uma dessas idéias é realmente nova, estamos diante de uma invenção. Mas uma invenção só se transforma em uma inovação se ela chegar a sociedade e produzir algum resultado.


Um bom exemplo desta situação é o “Post It”, aquele bloquinho de recados produzido pela 3M. Em 1968 Spence Silver, pesquisador da 3M, inventou um novo adesivo. Esse adesivo transformava-se em pequenas esferas que não se dissolviam, não derretiam e eram extremamente adesivas e que tinham o diâmetro de uma fibra de papel, mas não tinha uma forte aderência quando aplicado as fitas.
Durante mais de cinco anos o Sr Silver promoveu seminários internos no 3M procurando uma utilidade para o seu invento, mas não encontrou. A cola do Sr Silver era uma invenção mas não era uma inovação.
Essa historia mudou em 1977, quando Art Fry, que alem de trabalhar na 3M, cantava no coral de sua igreja e tinha muitos problemas com os marcadores de pagina que viviam caído do livro de cânticos. O Sr Fly que havia assistido um dos seminários realizados pelo Sr Silver, resolver experimentar essa “cola” nos marcadores e percebeu que mais do que marcadores eles poderiam ser blocos para notas ou recados.
Como esse era um conceito novo o Sr Fly tinha dificuldades para explicá-lo, por isso decidiu produzir uma quantidade destes blocos com a invenção do Sr Silver de distribuir as pessoas na 3M para que elas próprias descobrissem como utilizar essa nova invenção. O resultado desta ação foi o lançamento do “post it” em 1981.
A inovação “post it” dependeu não de uma mas de duas invenções. Mais tarde vamos discutir as inovações que não dependem de invenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário